Formação: Graduação – Ciências Biológicas Licenciatura
Instituição: Universidade Vale do Rio
Doce “UNIVALE”. Ano: 2006
Pós Graduada em Docência do
Ensino Superior.
Instituição: Universidade
Castelo Branco UCB Ano: 2009
Pós Graduada em Gestão Ambiental
Instituição: Senac Minas
Gerais Ano: 2011
Experiências: Professora dos Anos
Finais em Ciências e Biologia
Secretaria Municipal de
Educação –SMED
Função: Técnica em Conteúdo Curricular
em Ciências.
Apresentação: Meu nome é Domênica
Ribeiro Strappa sou Técnica em Conteúdo Curricular em Ciências na Secretaria
Municipal de Educação –SMED desde Abril de 2010.
O foco do nosso trabalho é a formação continuada e
assessorias para todos os professores do nosso eixo Sustentabilidade e
Protagonismo que contemplam as disciplinas de Ciências, Geografia, Educação do
Campo.
Realizamos nossas
Assessorias em todas as Escolas Municipais de Educação.
Toda vez que vamos às
escolas sempre anunciamos na secretaria quem somos e porque estamos lá e
pedirmos para conversar com a Diretora ou Pedagogas. Em conversa com as
pedagogas, procuramos sempre saber: Quais os horários vagos dos professores; Se
a escola tem formação por eixo; Se tiver formação por eixo quais são os dias; Qual
é o Endereço da escola; Quem é o diretor (a); Quem são as Pedagogas; Qual é o
Projeto Institucional da Escola; Quais são os professores de Ciência e
Geografia, Educação do Campo.
Procuramos ir às escolas
com o intuito de observar nas paredes ou em qualquer outro lugar, trabalhos que
são realizados pelos professores com seus alunos. Na maioria das vezes os próprios professores
comentam com a gente os trabalhos realizados ou em realização.
Procuramos participar das
formações do eixo Sustentabilidade e Protagonismo para maiores aprendizagens.
Esse trabalho de
Assessoria é muito importante, pois ficamos conhecendo melhor o trabalho das
pedagogas e dos professores de Ciências e Geografia de todas as Escolas
Municipais de Educação.
Com a Escola em Tempo Integral , as
crianças e adolescentes passam a ter mais tempo para interação, currículo
diferenciado levando em consideração os ciclos de desenvolvimento humano, aulas
comuns alternadas com oficinas diversas que visam ao desenvolvimento integral,
acesso aos bens culturais e novas tecnologias. A informática educacional
perpassando todos os conteúdos como suporte para aprendizagem.
A cada ano podemos perceber os
avanços: o entendimento da proposta vem chegando, as escolas vão se organizando
melhor, otimizando os espaços, organizando os momentos de estudo coletivo por
eixo temático, organizando as oficinas do Mais Educação.
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