terça-feira, 31 de julho de 2012

Domênica Ribeiro Strappa











Formação: Graduação – Ciências Biológicas Licenciatura
                   Instituição: Universidade Vale do Rio Doce “UNIVALE”. Ano: 2006
                   Pós Graduada em Docência do Ensino Superior.
                   Instituição: Universidade Castelo Branco UCB Ano: 2009
                   Pós Graduada em Gestão Ambiental
                   Instituição: Senac Minas Gerais Ano: 2011

Experiências: Professora dos Anos Finais em Ciências e Biologia
                   Secretaria Municipal de Educação –SMED
                   Função: Técnica em Conteúdo Curricular em Ciências.


Apresentação: Meu nome é Domênica Ribeiro Strappa sou Técnica em Conteúdo Curricular em Ciências na Secretaria Municipal de Educação –SMED desde Abril de 2010.
   O foco do nosso trabalho é a formação continuada e assessorias para todos os professores do nosso eixo Sustentabilidade e Protagonismo que contemplam as disciplinas de Ciências, Geografia, Educação do Campo.
 Realizamos nossas Assessorias em todas as Escolas Municipais de Educação.
  Toda vez que vamos às escolas sempre anunciamos na secretaria quem somos e porque estamos lá e pedirmos para conversar com a Diretora ou Pedagogas. Em conversa com as pedagogas, procuramos sempre saber: Quais os horários vagos dos professores; Se a escola tem formação por eixo; Se tiver formação por eixo quais são os dias; Qual é o Endereço da escola; Quem é o diretor (a); Quem são as Pedagogas; Qual é o Projeto Institucional da Escola; Quais são os professores de Ciência e Geografia, Educação do Campo.
  Procuramos ir às escolas com o intuito de observar nas paredes ou em qualquer outro lugar, trabalhos que são realizados pelos professores com seus alunos.  Na maioria das vezes os próprios professores comentam com a gente os trabalhos realizados ou em realização.
   Procuramos participar das formações do eixo Sustentabilidade e Protagonismo para maiores aprendizagens.
  Esse trabalho de Assessoria é muito importante, pois ficamos conhecendo melhor o trabalho das pedagogas e dos professores de Ciências e Geografia de todas as Escolas Municipais de Educação.
   Com a Escola em Tempo Integral, as crianças e adolescentes passam a ter mais tempo para interação, currículo diferenciado levando em consideração os ciclos de desenvolvimento humano, aulas comuns alternadas com oficinas diversas que visam ao desenvolvimento integral, acesso aos bens culturais e novas tecnologias. A informática educacional perpassando todos os conteúdos como suporte para aprendizagem.
   A cada ano podemos perceber os avanços: o entendimento da proposta vem chegando, as escolas vão se organizando melhor, otimizando os espaços, organizando os momentos de estudo coletivo por eixo temático, organizando as oficinas do Mais Educação.

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