terça-feira, 31 de julho de 2012

Sueli de Fátima Bezerra

Eu


    Atuei como Regente de Turmas de 1986 a 1990 na Rede Estadual de Ensino no Vale do Jequitinhonha. Desde 1990, trabalho na Rede Municipal de Governador Valadares na área de saúde. Em 1992, prestei concurso para o cargo de Auxiliar de Secretaria, para trabalhar em Escolas Municipais, período em que acompanhei várias experiências interessantes com alunos de todas as faixas etárias.
   Em 2003 comecei a trabalhar na Secretaria Municipal de Educação. Licenciada em Pedagogia no ano de 2007, prestei concurso em janeiro de 2010 para o cargo de Pedagoga - Administração/Inspeção e tomei posse em agosto do mesmo ano. Sendo assim, não acompanhei o início da implantação da Escola em Tempo Integral no Sistema Municipal de Ensino.
Na função de Inspetora Escolar as minhas atividades tem sido:
·        acompanhar a direção das instituições escolares, orientando-as na organização administrativa, conforme legislação vigente;
·        informações gerais e estudos de casos para devidos encaminhamentos e apoio a processos administrativos e/ou pedagógicos;
·        recebimento de Quadro de Freqüência dos Servidores;
·        aprovação de Calendário, Matriz Curricular, etc;
·        acompanhamento e orientação da Escrituração Escolar: Diários, Livros de Matriculas, Atas, Históricos Escolares e outros.

   Apesar das dificuldades apontadas em relação à implantação e implementação da ETI pelas escolas que acompanho, acredito ser um bom Projeto, mas temos muito a melhorar e, para isso, além dos recursos materiais e humanos temos que nos apropriar deste Projeto, como um desejo de cada educador envolvido no processo educacional, acreditando ser possível levar adiante a escola em tempo integral já prevista na LDBEN Nº. 9394/96 e no PNE.
  Vale sempre lembrar que Paulo Freire já dizia: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”. Acreditamos que a ETI vai além dos conteúdos convencionais e cria um ambiente dinâmico em que se pode refletir de forma participativa, democrática e crítica, sobre valores morais e éticos provocando novas formas de reflexão e ação dos indivíduos sobre a realidade coletiva do conhecimento e da cultura.
   Ao término deste curso, penso que vamos ter uma visão melhorada de todo o trabalho já executado e uma expectativa ainda maior para vencer os desafios permanentes, naturais em todo o processo educativo.




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