terça-feira, 31 de julho de 2012

Viviana Leite Santos




Formação: Graduação - Pedagogia e Direito.
                    Especializações - Psicopedagogia. Docência do Ensino Superior.
                    Gestão Escolar.
Experiências: Professora de Anos Iniciais e Educação Infantil.
                     Assistente Técnico Administrativo.
                     Pedagoga.

Apresentação: Sou Viviana Leite, pedagoga e trabalho na SMED no Departamento de Ensino/Ensino Fundamental, desde agosto de 2010. O foco do nosso trabalho é a formação continuada e assessoria às escolas da rede municipal.
       Presto assessoria a três escolas da rede, que são:
- E. M. Adélia Ribas (meio urbano);
- E. M. Olegário Maciel (meio urbano) e;
- E. M. Vicente Petronilho (campo).
     Nas escolas, acompanhamos todo o trabalho pedagógico do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, procurando desenvolver as seguintes ações:
- analisar dados, ações e resultados, estabelecendo metas, considerando a situação real de aprendizagem dos alunos para cada ano de escolaridade;
- propor ações para a construção e/ou ajustes do Projeto Político Pedagógico, do Projeto Institucional e do Regimento Escolar;
- refletir sobre os resultados alcançados nas avaliações internas e externas;
- ajudar na organização dos espaços e dos tempos pedagógicos;
- orientar e discutir estratégias de ensino com os pedagogos, os professores, os oficineiros e os demais funcionários da escola envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos, para ajuste das ações e busca de alternativas para solução dos problemas existentes;
- orientar a realização de diagnósticos, avaliações, planejamento (escolha de projetos didáticos, sequências didáticas e atividades permanentes) e organização do apoio pedagógico;
- orientar e tirar dúvidas sobre o preenchimento do Caderno Pedagógico e Diário de Classe;
- realizar formação continuada e reuniões com os professores, principalmente dos anos iniciais;
- assessorar a escola em todos os aspectos pedagógicos.
    Ao iniciar os meus trabalhos na rede municipal de ensino de Governador Valadares, em agosto de 2010, vivenciei o ano da implantação da ETI e hoje consigo visualizar as conquistas já alcançadas pelas nossas escolas e também os desafios que ainda são encontrados no dia-a-dia de cada instituição.
  Os grandes desafios nas escolas do município são: a falta de integração e comprometimento de alguns profissionais da rede; espaços inadequados para a real implementação da ETI; falta de compreensão por parte da equipe da escola e da SMED no que diz respeito à utilização de espaços e tempos, especificamente dos espaços externos à escola; falta de entendimento da proposta da ETI e das suas diretrizes por todos os envolvidos no processo educativo.
   Em contrapartida, muitas conquistas podem ser observadas, como por exemplo, o empenho da maioria dos profissionais envolvidos na ETI, sendo este o maior motivo para o sucesso obtido até hoje, pois mesmo diante de todas as dificuldades, professores, oficineiros, pedagogos, diretores, vice-diretores e demais envolvidos, trabalham para oferecer um ensino não só integral, mas também de qualidade e com significado para todas as crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
     Percebo que muita coisa precisa ser ajustada para atingirmos uma educação realmente integral e que atenda efetivamente a todas as necessidades dos nossos alunos. A base para a mudança já se encontra estruturada, basta continuarmos na caminhada lutando por melhores condições de funcionamento da ETI, para assim alcançarmos o ideal tão desejado: a mudança da realidade do nosso município. 

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