Formação: Graduação - Pedagogia e Direito.
Especializações
- Psicopedagogia. Docência do Ensino Superior.
Gestão
Escolar.
Experiências: Professora de Anos
Iniciais e Educação Infantil.
Assistente Técnico
Administrativo.
Pedagoga.
Apresentação: Sou Viviana Leite,
pedagoga e trabalho na SMED no Departamento de Ensino/Ensino Fundamental, desde
agosto de 2010. O foco do nosso trabalho é a formação continuada e assessoria
às escolas da rede municipal.
Presto
assessoria a três escolas da rede, que são:
- E. M. Adélia Ribas (meio
urbano);
- E. M. Olegário Maciel
(meio urbano) e;
- E. M. Vicente Petronilho
(campo).
Nas escolas,
acompanhamos todo o trabalho pedagógico do 1º ao 9º ano do ensino fundamental,
procurando desenvolver as seguintes ações:
- analisar dados, ações e
resultados, estabelecendo metas, considerando a situação real de aprendizagem
dos alunos para cada ano de escolaridade;
- propor ações para a
construção e/ou ajustes do Projeto Político Pedagógico, do Projeto
Institucional e do Regimento Escolar;
- refletir sobre os
resultados alcançados nas avaliações internas e externas;
- ajudar na organização
dos espaços e dos tempos pedagógicos;
- orientar e discutir
estratégias de ensino com os pedagogos, os professores, os oficineiros e os
demais funcionários da escola envolvidos no processo de aprendizagem dos
alunos, para ajuste das ações e busca de alternativas para solução dos
problemas existentes;
- orientar a realização de
diagnósticos, avaliações, planejamento (escolha de projetos didáticos,
sequências didáticas e atividades permanentes) e organização do apoio
pedagógico;
- orientar e tirar dúvidas
sobre o preenchimento do Caderno Pedagógico e Diário de Classe;
- realizar formação
continuada e reuniões com os professores, principalmente dos anos iniciais;
- assessorar a escola em
todos os aspectos pedagógicos.
Ao iniciar os meus trabalhos na rede municipal de ensino
de Governador Valadares, em agosto de 2010, vivenciei o ano da implantação da
ETI e hoje consigo visualizar as conquistas já alcançadas pelas nossas escolas
e também os desafios que ainda são encontrados no dia-a-dia de cada
instituição.
Os
grandes desafios nas escolas do município são: a falta de integração e
comprometimento de alguns profissionais da rede; espaços inadequados para a
real implementação da ETI; falta de compreensão por parte da equipe da escola e
da SMED no que diz respeito à utilização de espaços e tempos, especificamente
dos espaços externos à escola; falta de entendimento da proposta da ETI e das
suas diretrizes por todos os envolvidos no processo educativo.
Em
contrapartida, muitas conquistas podem ser observadas, como por exemplo, o
empenho da maioria dos profissionais envolvidos na ETI, sendo este o maior
motivo para o sucesso obtido até hoje, pois mesmo diante de todas as
dificuldades, professores, oficineiros, pedagogos, diretores, vice-diretores e
demais envolvidos, trabalham para oferecer um ensino não só integral, mas
também de qualidade e com significado para todas as crianças, pré-adolescentes
e adolescentes.
Percebo que muita coisa precisa ser ajustada para
atingirmos uma educação realmente integral e que atenda efetivamente a todas as
necessidades dos nossos alunos. A base para a mudança já se encontra
estruturada, basta continuarmos na caminhada lutando por melhores condições de
funcionamento da ETI, para assim alcançarmos o ideal tão desejado: a mudança da
realidade do nosso município.
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